Normalmente, a linha Nigra aparece após o 5º mês de gestação, mas também pode surgir no primeiro trimestre se não for a primeira gravidez da mulher. Essa mancha é causada pelo aumento de estrogênio no corpo, que causa um excesso de pigmentação na pele, formando uma linha divisória no meio da barriga, na vertical. É mais comum que a linha desapareça após o parto, sem a necessidade de cosméticos clareadores. Mas, caso ela não desapareça de pronto, pode sumir em até 1 ano após o parto.
Também pode existir um outro sinal hormonal no corpo das gestantes, como por exemplo o escurecimento dos mamilos, da área genital, da parte interna das coxas e até da região da face. Ginecologistas afirmam que a linha Nigra aparece em até 90% das gestantes.
Quais são os cuidados necessários com a pele?
A gravidez pede que tenhamos um cuidado específico com a pele, por isso é importante ter o apoio de um dermatologista de confiança. Com o cuidado certo, as chances de as marquinhas de gestação permanecerem depois dessa fase diminuem muito.
Além de manter uma boa alimentação e ingerir muita água nesse período, alguns produtos ou tratamentos especiais podem fazer toda a diferença. Cremes hidratantes que estimulem o colágeno da pele para evitar estrias, por exemplo, são grandes aliados das gestantes.
Para o surgimento da Linha Nigra, por exemplo, sua dermatologista pode indicar como você deve cuidar da pele de sua barriga. Após o término da gestação, caso a linha não desapareça por completo, ou em pouco tempo, sua dermatologista poderá indicar os melhores tratamentos.
Entre eles, podemos destacar:
• o uso de esfoliantes;
• cremes clareadores ou hidratantes;
• ácido fólico para ajudar atenuar a ação dos hormônios.
Conte sempre com sua dermatologista, e não se preocupe: é só uma fase de mudanças.
Comentários
Enviar um comentário